Menu Close

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Terapia Cognitivo Comportamental – TCC é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente.

A terapia Cognitivo comportamental é uma abordagem colaborativa é um processo realizado com o paciente e não para o paciente. Assim o paciente se torna responsável e corresponsável pelo processo.

A Terapia cognitivo comportamental foca na forma como as pessoas pensam e agem para ajuda-las a superar seus problemas.

 

VOCÊ SE COMPORTA DE ACORDO COM QUE PENSA – E PENSA DE ACORDO COM SEUS COMPORTAMENTOS.

A prática clinica da terapia cognitivo comportamental (TCC), está embasada em um conjunto de técnicas e teorias bem desenvolvidas que são usadas para formular planos de tratamento e orientar as ações do terapeuta.

Ou seja, a TCC traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.

É um tratamento psicoterapêutico que se propõe a ajudar o paciente identificando nele padrões de pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que, por sua vez, têm influência negativa em seus comportamentos e suas emoções. Após reconhecer esses padrões, o terapeuta pode auxiliar a pessoa e encontrar novas possibilidades de pensamentos para lidar de forma mais assertiva com as situações. Essa terapia acredita que é possível modificar a crença distorcida das coisas, por meio de treino e pensamentos funcionais. O paciente aprende a reagir aos estímulos do meio.

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma linha de terapia breve que possui a finalidade de alterar padrões de pensamento. 

O processo terapêutico com base nesta abordagem pode levar de três a seis meses, onde se trabalha com a criação de estratégias para lidar com o sofrimento.

O psicólogo encoraja seus pacientes a entenderem seus problemas e identificarem novas formas de enfrentamento.

Essa abordagem possui como princípio básico o entendimento de que não são as situações que determinam as emoções e os comportamentos, mas sim, as interpretações a respeito dessa situação.

Desta forma, a TCC busca uma reestruturação, a fim de reformular sistemas de esquemas e crenças do paciente por meio da intervenção clínica, utilizando-se de técnicas que buscam desafiar estes esquemas e crenças disfuncionais que ao longo do tempo tornaram-se rígidos.

Com estudo e pesquisas continuas a MIND PSICOLOGIA se tornou referência em TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC), NO ALTO TIETÊ.

ENTRE EM CONTATO E DESCUBRA COMO PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA