Menu fechado

NEUROPSICOLOGIA

Pode-se dizer que a Neuropsicologia é a junção da Psicologia e a Neurologia.

A Neuropsicológica é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano dedicando, analisando, investigando os diversos transtornos e seus déficits em diversas áreas como: percepção, atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação e linguagem. com o objetivo de verificar possíveis alterações cognitivas, auxiliar no diagnóstico diferencial, avaliar o efeito do tratamento, bem como, orientar e encaminhar.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica é a pesquisa e/ou estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais utilizando-se de um conjunto de testes, procedimentos padronizados e escalas.

A Avaliação Neuropsicológica  visa proporcionar o diagnóstico diferencial de doenças que apresentam sintomas parecidos. Também é possível classificar a severidade clínica dos pacientes e monitorar a evolução dos indivíduos que estejam em tratamento. Em crianças, a avaliação neuropsicológica pode investigar atrasos no desenvolvimento ou a influência do tratamento medicamentoso no desempenho de tarefas escolares.

A Neuropsicologia Infantil MIND PSICOLOGIA, tem por objetivo identificar, precocemente, as alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

A Avaliação Neuropsicológica recomendada em casos onde haja suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental:

• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Dificuldades escolares;
  • Distúrbios do desenvolvimento;
  • Doença de Alzheimer e diversos tipos de Demências;
  • Diagnóstico diferencial entre Depressão e Demência;
  • Epilepsia;
  • Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos;
  • Acidente Vascular Encefálico (AVE);
  • Distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos;
  • Esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas;
  • Déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias.

Conheça também nossos programas de:

REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA

ESTIMULÇAO COGNITIVA

ENTRE DESCUBRA COMO PODEMOS LHE AJUDAR.