Disposição para vivenciar a vida de forma plena. Viver o momento como ele é de fato. Influenciando a saúde e o bem-estar.

O termo atenção plena ou consciência plena (mindfulness) designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente – ou seja todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são.

Mindfulness propõe uma nova de interação com os acontecimentos do cotidiano  de forma mais consciente, aberta e gentil. Possibilitando estar sobre controle das nossas reações e escolhas, uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar os desafios do dia-a-dia.
A abordagem mindfulness é baseada na aceitação da nossa experiência e não na reação a experiência em si. Aceitando as condições naturais da vida criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional. Assim, precisamos aprender a estar conscientes (mindful) e atentos as nossas respostas e reações que é o que propões os treinamentos em mindfulness.

Praticar a atenção plena é simplesmente viver o momento presente, sem tentar mudar nada.

É fazer uma leitura dos acontecimentos com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das simples coisas da vida.

Mindfulness não nos ensina a evitar as situações, mas nos torna capazes experienciarmos sensações de prazer ou desprazer sem sofrimento.