Dormir bem é um dos fatores primordiais para melhor qualidade de vida.

DESCUBRA COMO PODEMOS LHE AJUDAR.

73 milhões de brasileiros sofrem  insônia. 45% da população sofre com algum tipo de distúrbio do sono.

Com cotidiano cada  vez mais agitado  e dias  mais cheios de tarefas o número de pessoas que  experimentam problemas para dormir devido ao estresse, horários agitados e outras influências externas aumenta cada vez maior.

Em algum momento devido a sobrecarga de atividades uma pessoa pode apresentar dificuldades para dormir.

Quando o não dormir começa  a ser frequente essa pessoa começa a vivenciar inúmeros problemas físicos e psicológicos

INSÔNIA

A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Estes episódios de insônia podem estar relacionados a vários fatores, e são bastante individuais: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova, etc.), problemas clínicos, problemas emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Mas pode tornar-se crônica e provocar muito sofrimento ao longo dos anos.

A insônia está associada a vários fatores. Algumas pessoas apresentam maior tendência à insônia e quando expostas a condições de estresse, doenças ou mudança de hábitos, desenvolvem episódios de insônia. Estes episódios podem se prolongar por muito tempo, principalmente porque a pessoa tende a associar suas dificuldades de dormir a uma série de comportamentos: esforço para dormir, permanência na cama só para descansar, elaboração de pensamentos e planejamentos na hora de dormir, atenção às suas preocupações, atenção a fenômenos do ambiente, como ruídos e pessoas que estão dormindo, provocando sempre uma supervalorização destes fatos, o que realimenta a insônia.

O CICLO DO SONO

Existem cinco estágios de sono que alternam entre movimento ocular não rápido (NREM) e movimento ocular rápido (REM) e incluem sonolência, sono leve, sono moderado a profundo, sono mais profundo e sonho.

Os especialistas recomendam que os adultos durma de 7 a 9 horas por noite. Novas pesquisas têm como objetivo identificar não apenas quanto sono total você precisa, mas também quanto de cada estágio do sono você precisa.

INSÔNIA TRANSITÓRIA OU DE CURTO PRAZO

 Esse tipo de insônia geralmente ocorre após um evento estressante na vida – por exemplo, perder um ente querido ou passar por problemas de relacionamento.

Isso também pode acontecer se você trabalha em turnos ou tem jet lag. Você pode não conseguir relaxar, ter um sono perturbado e não conseguir identificar qualquer motivo real para sua incapacidade de dormir

INSÔNIACRÔNICA

A insônia crônica é caracterizada por experimentar um sono não restaurador, tendo dificuldade em adormecer e manter o sono por pelo menos um mês.

Você se sente exausto durante o dia. Se você tem insônia intermitente crônica, experimenta um padrão de sono em que passa algumas noites de sono alternado com muitas noites de insônia.

Existem várias razões pelas quais você pode desenvolver insônia. Essas incluem:

Má higiene antes de dormir;

Distúrbios respiratórios relacionados ao sono;

Condições médicas;

Interrupção do sono-vigília;

Alterações hormonais;

Movimentos dos membros durante o sono;

Distúrbios do ritmo circadiano.

APNEIA DO SONO

A apneia do sono é um distúrbio que ocorre quando a respiração é interrompida durante o sono, diversas vezes, por no mínimo 10 segundos. Essa doença pode impedir que o descanso seja realmente reparador, o que pode provocar diversas doenças. Alguns dos sintomas a se notar são sonolência durante o dia, dores de cabeça, ronco, perda da concentração, irritabilidade e alterações da memória e concentração.

SONOLÊNCIA EXCESSIVA

A sonolência excessiva diurna consiste na dificuldade em se manter acordado e alerta ao longo do dia. Esse excesso de sono atrapalha o desempenho das atividades diárias. Sendo assim, pode até mesmo expor a pessoa ao risco durante a condução de automóveis ou manuseio de equipamentos. Essa doença pode ser provocada pelo sono interrompido durante a noite, despertar muito cedo, pouco tempo para dormir ou até mesmo certos remédios.

SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS

A síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas. Geralmente, é associada à necessidade incontrolável de movimentar as pernas, e costuma surgir durante o repouso ou na hora de dormir. Tem provável causa genética. Pode ser agravada em períodos de estresse, pelo uso de substâncias estimulantes, como cafeína ou álcool, ou em caso de doenças neurológicas e psiquiátricas. Esta síndrome atrapalha o sono, podendo provocar sonolência durante o dia e fadiga.

SONAMBULISMO

Sonambulismo faz parte da classe de distúrbios que provocam comportamentos inadequados durante o sono, chamadas de parassonias. Nesses casos, há uma alteração do padrão do sono devido à ativação de áreas do cérebro em momentos inapropriados. É mais frequente em crianças, apesar de poder ocorrer em qualquer idade. A pessoa com sonambulismo manifesta atividades motoras complexas, como caminhar ou conversar, dessa forma, podendo em seguida despertar ou voltar a dormir normalmente. Geralmente, há pouca ou nenhuma recordação do ocorrido.

BRUXISMO

Bruxismo é um distúrbio do movimento, que é caracterizado pelo ato inconsciente de ranger e apertar os dentes de forma involuntária. Isso causa complicações desagradáveis como alterações dentárias, dores de cabeça constantes, além de estalos e dores na mandíbula.

NARCOLEPSIA

A Narcolepsia é um ataque de sono incontrolável, que leva a pessoa a dormir em qualquer hora e qualquer ambiente. Os ataques podem surgir poucas ou várias vezes ao dia, e o sono costuma durar alguns minutos.

PARALISIA DO SONO

Paralisia do sono é caracterizada pela incapacidade de se mover ou falar logo após acordar. Ela surge por um breve período devido a um atraso na capacidade de movimentar os músculos, após o despertar do sono. Algumas pessoas podem ter alucinações. Pessoas com maior risco de desenvolver este fenômeno são aquelas que tiveram uma privação do sono, seja ao uso de certos medicamentos ou à presença de outros distúrbios do sono, como narcolepsia ou apneia do sono.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Mind Psicologia

CRP. 06 / 8521/J

Endereço:

Tv. Guaio, 266 – Centro, Suzano – SP, 08674-150

Tel.: 11-2658-1641

Whats.: 11- 98382-1404 

₢ 2015 Mind Psicologia – Todos os direitos reservados